“Uma outra história”: escultura em São Roque imagina Senna sobrevivendo ao acidente de 1994

Obra avaliada em R$ 4,3 milhões foi criada pelo artista Adhemar Cabral e mostra, com ajuda de inteligência artificial, como seria se o piloto tivesse sobrevivido

Foto: Adair Santos - Divulgação

Uma escultura que reproduz com realismo o carro destruído no GP de San Marino, em 1994, pilotado por Ayrton Senna é atração do Parque Dream Car, em São Roque.

Avaliada em 4,3 milhões de Reais, a obra “Uma outra História” foi criada pelo artista Adhemar Cabral para celebrar o legado do tricampeão mundial de Fórmula 1 e provocar uma reflexão: “e se Senna tivesse vivo o que ele estaria fazendo agora?”. 

Além da escultura, um painel de LED exibe uma animação criada por inteligência artificial que mostra o piloto saindo do carro e caminhando após o acidente.

“Quando imaginei o Senna saindo do carro, com o corpo intacto e o olhar firme, quis representar o sonho coletivo de um País: o sonho da superação, da esperança, da fé e da vontade de continuar”, observa Adhemar Cabral.

O artista levou dois anos para concluir a escultura, feita para homenagear os 30 anos da morte de Senna, completados em 2024. A Willians FW16, carro utilizado pelo piloto no campeonato 1994, foi reproduzida em tamanho real, com detalhes como bico dianteiro arrancado e as marcas do muro na carenagem, produzidos pelo violento impacto, a cerca de 220 km/h.

"Essa obra é sobre a vida que continua, dentro de cada um que foi tocado por sua história”, finaliza o artista.

A obra de arte está exposta no primeiro pavimento, ao lado das motos Ducatti 1199 Panigale, série especial Senna e Ducatti Monster Senna Edition – esta ultima a única existente no Brasil.

Para os amantes de Fórmula 1, no segundo piso, há diversos tributos a carros icônicos da F1, entre eles a Willians FW16 – intacta, antes do acidente –, e o famoso MacLaren MP4/8, utilizado na temporada de 1993.
Postagem Anterior Próxima Postagem